Trabalhando
diversas metodologias através de jogos
– por Joceli Basso, Joice Willers e Mônica Valenga
Nos dias atuais, a tecnologia está presente em quase todas as situações vivenciadas pelas crianças, desde a sua primeira infância, prendendo a atenção por infinitas horas. Isso se torna um empecilho para o professor em sala de aula, pois com toda essa modernidade, fica mais difícil despertar a concentração do aluno para ensinar o conteúdo previsto no planejamento.
O ensino lúdico, por meio de jogos e brincadeiras, estimula o desenvolvimento da criatividade do aluno, pois o ajuda a obter o conhecimento de forma prazerosa, sem reprimir a sua curiosidade.
Portanto, o docente deve estar atento aos momentos em que possa inserir os jogos para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, sempre pensando que as brincadeiras devem ser bem elaboradas e com finalidades pedagógicas bem delimitadas.
Abaixo, um exemplo de jogo para ser desenvolvido e utilizado em sala de aula.
Abaixo, um exemplo de jogo para ser desenvolvido e utilizado em sala de aula.
Jogo
de tabuleiro
O jogo será composto por 4 participantes.
Para iniciar, os jogadores deverão lançar o dado e qual obtiver o maior
número começará jogando.
O primeiro jogador lançará novamente o dado e com o resultado obtido
deverá "andar” o número de casas.
Durante o caminho, o jogador encontrará os seguintes símbolos:
? Deverá responder uma pergunta
+ (número) para andar mais casas
- (número) para voltar casas
(bomba) deverá
voltar até o início
As perguntas estarão em uma caixa, e quando chegar nessa casa, o
participante deverá sortear uma e respondê-la, caso acerte continuará jogando e
se errar permanecerá na mesma casa.
Vence o primeiro que alcançar a linha de chegada!
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