sexta-feira, 5 de abril de 2019

Trabalhando diversas metodologias através de jogos
 – por Joceli Basso, Joice Willers e Mônica Valenga

            Nos dias atuais, a tecnologia está presente em quase todas as situações vivenciadas pelas crianças, desde a sua primeira infância, prendendo a atenção por infinitas horas. Isso se torna um empecilho para o professor em sala de aula, pois com toda essa modernidade, fica mais difícil despertar a concentração do aluno para ensinar o conteúdo previsto no planejamento.
            O ensino lúdico, por meio de jogos e brincadeiras, estimula o desenvolvimento da criatividade do aluno, pois o ajuda a obter o conhecimento de forma prazerosa, sem reprimir a sua curiosidade.
            Portanto, o docente deve estar atento aos momentos em que possa inserir os jogos para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, sempre pensando que as brincadeiras devem ser bem elaboradas e com finalidades pedagógicas bem delimitadas.
             Abaixo, um exemplo de jogo para ser desenvolvido e utilizado em sala de aula.



Jogo de tabuleiro

O jogo será composto por 4 participantes. 
Para iniciar, os jogadores deverão lançar o dado e qual obtiver o maior número começará jogando.
O primeiro jogador lançará novamente o dado e com o resultado obtido deverá "andar” o número de casas. 
Durante o caminho, o jogador encontrará os seguintes símbolos:
? Deverá responder uma pergunta
+ (número) para andar mais casas
(número) para voltar casas
   (bomba) deverá voltar até o início
As perguntas estarão em uma caixa, e quando chegar nessa casa, o participante deverá sortear uma e respondê-la, caso acerte continuará jogando e se errar permanecerá na mesma casa.
Vence o primeiro que alcançar a linha de chegada!





 



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