A importância do jogo e da brincadeira
na Educação Infantil
A
aceitação e a utilização de jogos e brincadeiras como uma estratégia no
processo de ensinar e do aprender tem ganhado força entre os educadores e
pesquisadores nesses últimos anos, por considerarem, em sua grande maioria, uma
forma de trabalho pedagógico que estimula o raciocínio e favorece a vivência de
conteúdos e a relação com situações do cotidiano.
O
jogo, como estratégia de ensino e de aprendizagem em sala de aula, deve favorecer para a criança a construção do conhecimento científico, proporcionando a vivência de
situações reais ou imaginárias, propondo desafios e instigando-a a
buscar soluções para as situações levando-a a
raciocinar, trocar ideias e tomar decisões.
O
brincar é, portanto, uma atividade natural, espontânea e necessária para
criança, constituindo-se em uma peça importantíssima para a sua formação. Seu papel
transcende o mero controle de habilidades. É muito mais abrangente. Sua importância
é notável, já que, por meio dessas atividades, a criança constrói o seu próprio
mundo.
Fonte: Colégio Maximus, 2019.
Fonte: Colégio Maximus, 2019.
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