terça-feira, 10 de setembro de 2019


       A importância do jogo e da brincadeira na Educação Infantil
 Elizabeti Kinab e Francilaine da Silva Salvego 



         A aceitação e a utilização de jogos e brincadeiras como uma estratégia no processo de ensinar e do aprender tem ganhado força entre os educadores e pesquisadores nesses últimos anos, por considerarem, em sua grande maioria, uma forma de trabalho pedagógico que estimula o raciocínio e favorece a vivência de conteúdos e a relação com situações do cotidiano.

O jogo, como estratégia de ensino e de aprendizagem em sala de aula, deve favorecer para a criança a construção do conhecimento científico, proporcionando a vivência de situações reais ou imaginárias, propondo desafios e instigando-a a buscar soluções para as situações levando-a a raciocinar, trocar ideias e tomar decisões.
O brincar é, portanto, uma atividade natural, espontânea e necessária para criança, constituindo-se em uma peça importantíssima para a sua formação. Seu papel transcende o mero controle de habilidades. É muito mais abrangente. Sua importância é notável, já que, por meio dessas atividades, a criança constrói o seu próprio mundo. 


 Fonte: Colégio Maximus, 2019.
Fonte: Colégio Maximus, 2019.

Sem comentários:

Enviar um comentário