terça-feira, 27 de agosto de 2019


MODELO BIOECOLOGICO DE BRONFENBRENNER


Na disciplina de Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, sob a responsabilidade da professora psicóloga Rita de Cássia Rigoni Surgik, as alunas Liliane Rodrigues  e Joceli Basso reproduziram o Modelo Bioecologico de Bronfenbrenner como recurso para a compreensão do desenvolvimento infantil a partir da interação dos diversos contextos nos quais a criança está inserida.

O modelo conceitua o desenvolvimento como uma relação entre pessoa e contexto. Tal fato é de importância para as pesquisas na área da educação, na medida em que passa a considerar aspectos do contexto escolar, as relações e as pessoas nele inseridas como aspectos relevantes para os processos de desenvolvimento e aprendizagem da pessoa ao longo da vida. Esse modelo, também denominado PPCT (Pessoa-Processo-Contexto-Tempo), é o design de pesquisa que permite a investigação da relação entre as características da pessoa e do ambiente como fatores determinantes do desenvolvimento do indivíduo, assim como as questões do tempo. Este artigo dirige sua atenção para as questões da pesquisa em Educação Infantil.


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