MODELO
BIOECOLOGICO DE BRONFENBRENNER
Na disciplina de Psicologia do
Desenvolvimento e da Aprendizagem, sob a responsabilidade da professora
psicóloga Rita de Cássia Rigoni Surgik, as alunas Liliane Rodrigues e Joceli Basso reproduziram o Modelo
Bioecologico de Bronfenbrenner como recurso para a compreensão do
desenvolvimento infantil a partir da interação dos diversos contextos nos quais
a criança está inserida.
O modelo conceitua o
desenvolvimento como uma relação entre pessoa e contexto. Tal fato é de
importância para as pesquisas na área da educação, na medida em que passa a
considerar aspectos do contexto escolar, as relações e as pessoas nele
inseridas como aspectos relevantes para os processos de desenvolvimento e
aprendizagem da pessoa ao longo da vida. Esse modelo, também denominado PPCT
(Pessoa-Processo-Contexto-Tempo), é o design de pesquisa que permite a
investigação da relação entre as características da pessoa e do ambiente como
fatores determinantes do desenvolvimento do indivíduo, assim como as questões
do tempo. Este artigo dirige sua atenção para as questões da pesquisa em
Educação Infantil.
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